Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Acabam as férias depois de dois dias no hospital rs

Me ausentei nesses poucos dias por causa de uma pequena e encomoda doença respiratória. Prêmio de uma sexta-feira no sereno e um xarope proibido para pessoas que tem bronquite asmática... Pra quem não sabe,  "essas duas doenças respiratórias afetam grande parte da população mundial, estimando-se por volta de 5-10%, independente de idade, cultura e localização geográfica. A asma é uma doença que pode ser grave, causando grande impacto na qualidade de vida do indivíduo, podendo resultar em faltas ao trabalho e à escola. Embora não exista cura, ela pode ser controlada, permitindo que a pessoa tenha uma vida produtiva e ativa. Essa bronquite asmática ocorre por meio de uma inflamação das vias aéreas que faz com que elas fiquem inchadas e produzam muita secreção (catarro). Com isso, forma-se uma obstrução ao fluxo de ar, dificultando a passagem do mesmo. Essa obstrução ocorre principalmente na expiração (quando a gente elimina o ar dos pulmões) e, por isso, o ar que a pessoa inspirou vai ficando preso nos pulmões, dificultando sua respiração. Uma importante característica da asma, que a diferencia de outras doenças com obstrução de vias aéreas, é que essa obstrução é reversível, ou seja, não fica obstruído o tempo todo. Entretanto, em alguns casos, se a doença não é tratada, essa inflamação crônica leva a um desarranjo das vias aéreas, causando uma obstrução permanente ao fluxo aéreo.
A asma inicia-se geralmente na infância, após os dois anos de idade, porém pode surgir em qualquer idade. O que ocorre na maioria dos casos é que a doença melhora no final da infância, e a criança passa a não apresentar mais crises. Porém, esses indivíduos podem, no futuro, voltar a apresentar os sintomas, pois como já dissemos a doença não tem cura, apenas controle."
No meu caso, sempre tenho ataques pequenos de asma e tenho sempre uma bombinha em mãos.  Só dessa vez ela atingiu bem forte, fiquei 2 internada tomando glicose pra abrir os bronquios e tomando medicamentos (que ainda continuo em tratamento). Enfim é uma doença chata que pode nunca encomodar ou te pegar de surpresa no meio da rua... Agora só tem uma pequena coisa que encomoda, que são as inalações. Por conta do forte medicamento meu coração fica bem acelarado causando um pouco de desconforto.
No mais estou indo bem na minha alimentação, não ta 100% mas tenho escolhido bem meus alimentos ainda.
Tenho tanta coisa pra publicar, que com o tempo (que eu preciso) vou postando aqui.
Tirei minhas medidas com fitinhas, assim daqui a uns dias vou usar as mesmas pra ver como está e vou adorar se estiver sobrando um pedacinho no final.

Chocolates. Hummmm... Que tentação! Hoje quando vi não consegui resistir. (Foi só esse)


Um comentário:

  1. Espero que vc melhore logo!

    E esse chocolate é um espetáculo!!! rsrsrs

    ResponderExcluir